segunda-feira, 14 de março de 2011

Os LANIFÍCIOS dos concelhos de Seia e Gouveia utilizavam estações de comboios do distrito de Viseu!


Estação de NELAS nos anos 60, cedidas pelo João Ribeiro Silva, com autorização de "jdacosta"


As fábricas existentes nos concelhos de Gouveia e Seia, utilizavam as estações de comboios de Nelas e Gouveia Gare, para enviar/escoar toda a sua produção, assim como receber alguma da matéria prima necessária à sua produção. De referir que ambas, são no distrito de Viseu, respectivamente concelhos de Nelas e Mangualde.
A Linha da Beira Alta encontra a cidade de Nelas ao ponto quilométrico 117.2, assinalado numa placa no lado de dentro do edifício da estação. Segundo os livros de actas da Câmara Municipal de Nelas, esta estação de caminhos-de-ferro já estava construída no ano de 1876, mas a sua inauguração oficial, bem como a de toda a linha ferroviária, só se deu no dia 3 de Agosto de 1882. Tal como em muitas outras estações espalhadas pela Linha da Beira Alta, nesta também podemos encontrar a arte do azulejo Português. A Beira Interior é aqui representada com os trajes tradicionais e a Lagoa Comprida, na Serra da Estrela. Não deixe de apreciar estas obras de arte, dos autores Francisco Pereira e Licínio Pinho.
Relativamente à estação de Gouveia Gare, não conseguimos encontrar, até agora, muita informação. Mas podemos dizer que, apenas tem este nome porque servia maioritariamente o concelho de Gouveia, apesar de ficar no concelho de Mangualde, freguesia de Abrunhosa-a-Velha, próximo de Vila Mendo de Tavares. Segundo informação recolhida no local, Gouveia Gare, não foi o seu nome original. Inicialmente chamou-se Estação de Vila Mendo, depois Estação de Cabra e actualmente Gouveia Gare.
"Cabra" está relacionado com uma das actuais freguesias de Gouveia, próxima da estação e que actualmente se chama Ribamondego. O nome "Cabra" foi usado até 1954, utilizando desde então Ribamondego. "Cabra" foi até ao inicio do século XIX vila e sede de concelho. O brasão, conforme podem confirmar, tem duas cabras. Ainda em relação a este nome, foi-nos dito que originalmente seria "Cadra" e não "Cabra". Efectivamente ainda existe em Ribamondego uma rua com o nome de Cadra
Os edifícios da estação, Gouveia Gare, foram restaurados o ano passado, estando neste momento muito bem conservados. Deixou de ser usada porque o mesmo concelho tem uma estação em Mangualde. Também ali se verifica a desertificação, podemos observar vários edifícios abandonados, que foram importantes armazéns de apoio à estação de comboios.

Sem comentários: