quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Máquina a Vapor... tecnologia de ultima geração no século XVIII

Fontes:
Fotos do Pinhas, tiradas no Norte Shopping
Foto da roda, disponibilizada pelos Loriguenses
http://pt.wikipedia.org/wiki/Norte_Shopping_(Porto)
http://paleao.planetaclix.pt/paleaonort.htm

Ao investigarmos sobre os Lanifícios e depois de vermos em várias publicações referências à Máquina a Vapor, ficámos curiosos. Descobrimos esta em funcionamento, localizada em Portugal e segundo se sabe muito rara. Há coisas fantásticas, não há...


Veio substituir a roda...


Quando pela primeira vez viu uma imagem virtual do futuro Norteshopping, a construir ao lado do Continente de Matosinhos, Belmiro de Azevedo ficou estarrecido. O projecto inicial previa, junto à entrada principal, um aproveitamento parcelar de algumas estruturas de uma velha máquina a vapor da antiga fábrica de fiação e tecidos de Paleão, em Soure, mas desperdiçava a oportunidade de construir uma forte imagem visual de um elemento simbólico do período da industrialização em Portugal.
    Talvez motivado pela nostalgia dos seus primeiros tempos de assalariado da Empresa Fabril do Norte, em cujos terrenos está construído o centro comercial inaugurado a 20 de Outubro de 1998, o presidente da Sonae toma uma decisão que transforma por completo toda a filosofia e arquitectura interior do novo espaço: a máquina teria de ser recuperada, posta a funcionar e instalada bem no coração do Norteshopping.
    Naquele momento estava dado um passo essencial para a concretização da ideia do centro temático, já explorado noutros países e há algum tempo entre os planos dos quadros da Sonae, mas de difícil concretização prática. A filosofia de base passa pela constatação de que já não basta oferecer um espaço abrigado e confortável. Quem compra e passa horas nestes imensos paraísos do consumo, também se cansa do absoluto deserto de ideias que em geral caracteriza o seu circuito interno, ou a arquitectura que embrulha estas imensas feiras de fim de século.

Máquina a vapor

...É uma máquina do fim do século XVIII, bastante rara e directamente relacionada com a transformação da energia a vapor em energia mecânica.
A propósito da recuperação desta máquina foi editada uma monografia sobre o seu estudo histórico e técnico. A máquina a vapor assume-se assim como uma referência monumental e evocativa à fruição pública, alundindo a outros tempos e outras memórias.

Sem comentários: