quarta-feira, 2 de março de 2011

A importância dos LANIFÍCIOS na heráldica de Manteigas

Fonte;

A organização das Armas de Manteigas obedece à seguinte ordenação: De azul, com um monte de três cômoros de ouro realçados de negro cortados por três faixas de azul e prata.
Em chefe, uma estrela de cinco raios de prata acompanhada de duas rodas de ouro de engenho de água, afrontadas a três quartos. Coroa mural de quatro torres de prata - Bandeira amarela e negra.
Cordões e borlas de ouro e negro. Listel branco com letras pretas. - Lança e haste de ouro.
O azul da heráldica, representa o ar e significa caridade, caracterizando assim o esplêndido ar das altitudes da Serra da Estrela onde há Sanatórios para os doentes que necessitam recursos daquela natureza.
O ouro que esmalta o monte de três cômoros significa a grande riqueza dos domínios da vila de Manteigas representando este metal, a fé, o poder e a liberdade características interessantes dos naturais daquelas paragens.
O negro realça estes montes, significa firmeza e honestidade.
Heraldicamente o negro corresponde à representação da terra, do valor local, da energia dos naturais para, no seu provimento, colherem os frutos para o seu sustento.
As rodas de engenho são de ouro por este metal simbolizar a riqueza, pois com os engenhos se têm mantido as principais indústrias locais, aproveitando os mananciais de água que tanta importância dão à região. A estrela de prata caracteriza a Serra do mesmo nome, onde assenta a Vila de Manteigas.
Os rios, na heráldica, são apresentados por faixas de azul e de prata, e o Zêzere bem merece ser ali representado.
Como as peças representativas da actividade local são de ouro e negro, a bandeira é amarela e preta. Como existe o ouro na composição das armas, a lança e a haste são do mesmo metal.

6 comentários:

ⓡⓞⓣⓘⓥ disse...

Desculpem, mas o texto a preto facilitava a leitura, digo eu!

Nuno Pinheiro disse...

A cor usada é cor a habitual. Já experimentei visualizar em computadores diferentes e lê-se bem, todos os textos.
A eu pedido alterei este para branco.
Agradecemos a visita...

Teté M. Jorge disse...

Ufa! Coloquei o blog em dia!
Pelo visto estão vindo mais e mais reportagens cada vez melhores. As fotografias estão um espetáculo. Os vídeos idem... e que dizer da história em si...
Um beijo de felicidades.

ⓡⓞⓣⓘⓥ disse...

Podia ser do meu Mozilla Firefox, mas assim melhorou bastante ;)

ⓡⓞⓣⓘⓥ disse...

Abrigo da Serra - Empresa Familiar de Sameiro, Manteigas

Fica a Vídeo: Teias e Tramas do Artesanato - http://obloguedosmanteigas.com/2011/03/teias-e-tramas-do-artesanato-sameiro-manteigas/

Nuno Pinheiro disse...

Agradecemos a visita de ambos, continuem a seguir-nos.